Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos: 

Perspectivas Multidisciplinares

Marcelo Maciel Ramos, Pedro Augusto Gravatá Nicoli

e Gabriela Campos Alkmin (orgs.)   


O livro Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos é resultado dos encontros e debates promovidos durante o II Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, realizado em sua primeira edição internacional, em outubro de 2016 na Faculdade de Direito da UFMG. Ele é um testemunho multidisciplinar da potência da produção acadêmica em matéria de diversidade sexual e de gênero na contemporaneidade. Congrega trabalhos das mais importantes pesquisadoras e pesquisadores nas temáticas, dentro de variadas perspectivas. Saberes que vão da sociologia ao direito, da economia à política, da psicologia à educação se reúnem em torno de um pensar propositivo e crítico das teorias e vivências de direitos humanos para mulheres e pessoas LGBT.  Baixe aqui seu exemplar.

Este relatório é o resultado da pesquisa realizada na 21ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, ocorrida em 2018 com o tema “Mais Democracia e mais Direitos Humanos: esse é o Brasil que queremos para as LGBT”. Neste ano, o evento atraiu aproximadamente 150 mil pessoas, de acordo com a estimativa realizada pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (BeloTur). Estes números demonstram um significativo aumento de 87,5% do público do evento quando comparada à edição do ano anterior, que registrou a presença de 80 mil participantes em 2017. Dentre os objetivos da pesquisa estão: auxiliar futuras análises e iniciativas dirigidas à ampliação da inclusão social de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, bem como outras identidades de gênero e expressões de sexualidade, na busca por respeito em uma sociedade mais igualitária, diversa e plural.

O RELATÓRIO ESTÁ DISPONÍVEL CLICANDO AQUI! 

O RELATÓRIO ESTÁ DISPONÍVEL CLICANDO AQUI

Comemoramos e lançamos o nosso relatório da 19ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que ocorreu em 2016, com o tema "Democracia é Respeitar a Identidade de Gênero: não nos apaguem com a política". O evento, que no ano passado contou com 60 mil pessoas, ocorre desde 1998 em Belo Horizonte, e a cada ano atrai mais pessoas e um público cada vez mais diverso. A pesquisa foi formulada com o objetivo de obter dados socioeconômicos, de reivindicações individuais, coletivas e sociais, de inserção e de convicções políticas das/os participantes da parada. Agradecemos a todos os mais de 25 voluntários que participaram da coleta de dados, a Meios – Empresa Junior de Ciências Sociais, a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Governo do Estado de Minas Gerais, e ao Reino dos Países Baixos que possibilitaram a execução deste projeto.

ANAIS DO III CONGRESSO DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

RELATÓRIO DE VIOLÊNCIAS CONTRA PESSOAS LGBT - 2020

ANAIS DO II CONGRESSO DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

Gênero, Sexualidade e Direitos: 

Dissidências e Resistências

Marcelo Maciel Ramos, Pedro Augusto Gravatá Nicoli, 

Alexandre de Moraes Bahia e Flávia Máximo Pereira (orgs.)   


O livro Gênero, Sexualidade e Direito é resultado dos encontros e debates promovidos durante o III Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero, realizado em sua segunda edição internacional, em outubro de 2018 na Universidade Federal de Ouro Preto. Ele conta com contribuições de autoras e autores das mais diversas áreas do saber. Escreveram para essa edição Paula Johnson, Valeska Zanello, Flávia Máximo, Maíra Gomes, Renan Quinalha, Marcelo Ramos, Pedro Nicoli, Camila Nicácio, Júlia Vidal, Natália Lisbôa, Hugo Prais, Alexandre Costa-Val, Érica de Souza, Sofia Repolês, Lisandra Moreira, Helcira Lima, Ludmilla Camilloto, Flávio Fleury, Gabriela Alkmin, Jessica da Silva e Rainer Bomfim .  

Baixe aqui seu exemplar.

É com muita alegria que lançamos o nosso relatório anual da 20ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que ocorreu em 2017. Com o tema “Famílias e Direito: nossa existência é singular, nossa resistência é plural”, a edição deste ano fomentou a inclusão e acolhimento de identidades dissidentes de gênero (aquelas que rompem com a normatividade e o binarismo). Nesta edição do relatório, as particularidades da população transexual e travesti foram tratadas num bloco específico, que abordou informações relacionadas a saúde, educação, família, trabalho, violência e segurança pública desse grupo. A pesquisa teve como objetivo a compreensão das principais demandas sociais e políticas das(os) participantes do evento. Agradecemos a todas e todos que participaram e apoiaram a realização dessa pesquisa, em especial aos nossos voluntários, à Prefeitura de Belo Horizonte, à Belotur, à Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Governo do Estado de Minas Gerais e ao CELLOS - MG.

Gênero, Sexualidade e Direito: uma Introdução

Marcelo Maciel Ramos, Pedro Augusto Gravatá Nicoli e

Paula Rocha Gouvêa Brener (orgs.)   


O livro Gênero, Sexualidade e Direito: uma introdução  está dividido em quatro partes: Fundamentos; Vivências de Gênero; Sexualidade e Normatividades e Violência; Aprofundamentos Temáticos. A obra foi produzida no âmbito do grupo de pesquisa Ecos de Liberdade, a partir do qual surgiu a experiência do grupo de estudos e do projeto de extensão DIVERSO UFMG. Ademais, ele é resultado de uma intensa interação e integração entre a graduação e a pós-graduação, contando com a colaboração direta de vários graduandos, pós-graduandos e professores ligados à linha de pesquisa História, Poder e Liberdade do Programa de Pós-graduação em Direito da UFMG. 

Baixe aquiseu exemplar.

RELATÓRIOS DAS PARADAS DO ORGULHO LGBT DE BELO HORIZONTE / MG

O RELATÓRIO ESTÁ DISPONÍVEL CLICANDO AQUI

NÚCLEO JURÍDICO DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS