Caio Pedra  é mestrando em Direito pela UFMG e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro com pesquisas relacionadas ao acesso à cidadania por travestis e transexuais. Membro do projeto de extensão "Diverso UFMG", do grupo de estudos "Gênero, Sexualidade e Direito" e representante da Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais no Grupo de Trabalho de Cidadania Trans e no Comitê da Transversalidade para Igualdade de Gênero, ambos do Governo do Estado de Minas Gerais.

E-mail: ​caiopedra@gmail.com

Lívia Pereira de Souza possui Mestrado em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUC/RS). É especialista na temática de gênero e violência contra as mulheres, tendo atuado como assessora jurídica e coordenadora de projetos na ONG Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos e como advogada voluntária do Grupo G8- Generalizando: Direitos Sexuais e de Gênero do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária (SAJU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

​E-mail: ​liviapsz@gmail.com

João Felipe Zini é mestrando em Direito do Trabalho pela UFMG. Participa do grupo de estudos "Gênero, Sexualidade e Direito", do qual já foi, também, monitor; atuou como conciliador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Pesquisa dissidências, gênero e marginalização do trabalho humano.

​E-mail: ​niizufmg@hotmail.com

Sub-Coordenadores

Marina Guimarães é Graduanda de Direito pela UFMG. Participa do Projeto de Extensão Diverso da UFMG sendo membro do Projeto multidisciplinar PERFIS – Projeto Educacional de Reflexão da Formação de Identidades em Sociedade. Participa também voluntariamente da Assessoria Jurídica Universitária Popular da UFMG e da Imprensa do CAAP, Gestão Compasso.
E-mail: magguimaraes@outlook.com


Tauane Porto Graduada em Direito pela UFMG. Participa do Projeto de Extensão "Diverso", da UFMG; bolsista do Programa de Monitoria do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito, desempenhando a função de monitoria de Direito do Trabalho II. Membro do Grupo de Estudos "Gênero, Sexualidade e Direito", em que atuou como monitora no primeiro semestre de 2016. Pesquisa gênero, sexualidade e discriminações nas relações de trabalho. 
E-mail: tauaneporto@gmail.com​

Bruna Demétrio é graduanda de Direito pela UFMG. Participa do Projeto de Extensão Diverso da UFMG. Participa também da gestão do CAAP sendo das diretorias de Imprensa e Cultura. 
E-mail: brunademetriop@gmail.com


Victor Afonso é graduando em Direito pela UFMG. É membro do Projeto de Extensão Diverso-UFMG. 
E-mail: victorafonso95@hotmail.com


Coordenadores

Thays Costa é Graduanda em Psicologia pela UFMG. Já participou do Programa CULTHIS: Cultura, Trabalho e História, participa do Grupo de Estudos Críticos sobre Crime e Sociedade Punitiva e do Laboratório de Estudos Sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos como estagiária voluntária. Possui interesse em pesquisas relacionadas a cárcere, relações étnico-raciais, gênero, diversidade sexual e direitos humanos.
E-mail: costasthays@gmail.com


Letícia Leite é graduanda em Direito pela UFMG e membro do grupo de extensão Diverso. Participa do grupo de estudos Luísa Mahin - Igualdade e Discriminação Racial e também do CAAP - Gestão Compasso.
E-mail:  leticialvieira@hotmail.com


Mateus Oliveira é graduando de Direito pela UFMG. Participa do Projeto de Extensão Diverso da UFMG; é monitor do Grupos de Estudos Gênero, Sexualidade e Direito; membro do Projeto multidisciplinar PERFIS – Projeto Educacional de Reflexão da Formação de Identidades em Sociedade; e membro do Grupo de Trabalho de Cidadania Trans junto à SEDPAC. Possui interesse em pesquisas relacionadas a gênero e sexualidade na área do Direito Privado e do Direito Constitucional.

E-mail: ​moliveira.ufmg@gmail.com

Gabriela Rubal é graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do projeto de extensão "Diverso UFMG", do grupo de estudos "Gênero, Sexualidade e Direito" e do grupo "Casa Verde". 
E-mail:
gabrieladrubal@gmail.com


Ludmila Silva é graduanda em Ciências do Estado pela UFMG. Atualmente bolsista do Projeto de Extensão Diverso e participante dos grupos de estudos "Gênero, Sexualidade e Direito" e "Neuroética". 
E-mail: ludmilas330@gmail.com 


Luísa Santos é graduanda em Direito pela UFMG. Membro do projeto de extensão "Diverso UFMG", do grupo de estudos "Gênero, Sexualidade e Direito", do Senatus - Instituto de Debates da UFMG e do grupo de pesquisa "Ecos de Liberdade". Foi monitora bolsista da disciplina Teoria da Constituição e estagiaria voluntária na Comissão da Verdade de Minas Gerais (COVEMG).

E-mail: ​ls.paulo@hotmail.com



Bárbara Monteiro é graduanda em direito pela UFMG e participa como voluntária do projeto de extensão Diverso- UFMG. Possui interesse em temas de direitos humanos, gênero e sua interseção com o direito penal.

E-mail: ​barbaramonteiro317@gmail.com

O Projeto

Antônio Lemos, graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente é voluntário no projeto de extensão Diverso UFMG - Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero, e no projeto Gênero e Sexualidade: Ações Interdisciplinares, possui interesse em psicologia social e em pesquisas relacionadas à diversidade de gênero, sexualidade e direitos humanos.

E-mail: altoniolemos@gmail.com


Júlia Somberg é graduanda em Direito pela UFMG. Membro do Projeto de Extensão "Diverso UFMG" e do Grupo de Estudos "Gênero, Sexualidade e Direito". Foi estagiária na Defensoria Pública de Minas Gerais na área de Direitos Humanos. É estagiária bolsista na Comissão da Verdade de Minas Gerais e monitora voluntária de Sociologia Jurídica no curso de Direito da UFMG.


Gabriela Alkmin é graduanda em Direito pela UFMG. Participa do Projeto de Extensão Diverso UFMG. É membro do grupo de estudos Gênero, Sexualidade e Direito e bolsista de Iniciação científicasob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Maciel Ramos, no grupo de pesquisa Ecos de Liberdade, sobre os temas: pobreza, desigualdade e suas relações com os estudos de gênero e sexualidade. É monitora voluntária de Antropologia Jurídica no curso de Direito da UFMG.
E-mail: gabiialkmin@gmail.com

O Diverso UFMG estrutura-se a partir de quatro núcleos principais de ações: 

1) promoção de educação e capacitação em direitos das mulheres e pessoas LGBT, através da organização de grupo de estudos, eventos acadêmicos e cursos abertos, bem como da produção de cartilhas e vídeos educativos; 

2) formação de banco de dados público e acessível de direitos de mulheres e pessoas LGBT e dos mecanismos judiciais e administrativos para a defesa e reclamação desses direitos; 

3) atendimento jurídico humanizado de mulheres e pessoas LGBT vítimas de violência e discriminação;


4) prestação de serviço de assessoria em políticas públicas e legislativas para a promoção e garantia dos direitos de mulheres e pessoas LGBT.


​​​Pedro Augusto Gravatá Nicoli

Professor da Faculdade de Direito da UFMG.

Doutor e Mestre pela UFMG, tendo realizado parte de suas pesquisas doutorais no Collège de France.

Atualmente, além dos estudos de gênero e sexualidade, pesquisa as margens do direito do trabalho, precariedade, trabalho doméstico e informal e as teorias dos direitos sociais, propondo a necessidade de construção de um Direito Social Internacional.

E-mail:pedrogravata@gmail.com

Integrantes

Gustavo Lemes é graduando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Membro bolsista do projeto de pesquisa Política para Boa Legislação e Regulação em Ciência e Tecnologia: Avaliação Legislativa do Código de Ciência e Tecnologia. Membro voluntário do Projeto de Extensão Diverso UFMG – Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero.

E-mail: gustavolemes@hotmail.com.br

Bárbara Almeida Duarte é Graduada e Mestranda em Direito pela UFMG com pesquisas relacionadas às divisões hierárquica e sexual do trabalho. Possui interesse pelos estudos de gênero e suas interseções com questões de classe e raça. Membro do projeto de extensão "Diverso UFMG", do projeto de pesquisa “Trabalhar às/as margens: informalidade, vulnerabilidade e direitos sociais no novo mundo do trabalho” e dos grupos de estudos "Gênero, Sexualidade e Direito" e “Marx como crítico da política e do Direito”.​​

E-mail: barbara_a_duarte@yahoo.com.br

Marcelo Maciel Ramos

Professor da Faculdade de Direito da UFMG.

Doutor e Mestre pela UFMG, tendo realizado parte de suas pesquisas doutorais no Institut de la Pensée Contemporaine da ​Université Paris VII.

Atualmente, além dos estudos de gênero e sexualidade, pesquisa as contradições e fracassos dos discursos de liberdade e vem propondo uma crítica ao pensamento e às práticas jurídicas a partir do exame das desigualdades concretas e das estruturas de dominação humana.

E-mail: mmramos@ufmg.br  |   Homepage:http://www.mmramos.com

​Rafael Porto é graduando em Direito pela UFMG e membro do projeto de extensão Diverso. 
E-mail: rafael.porto.benedetti@gmail.com